OFICINAS

Oficina 01 - 17/03/2020 -  "Contar Histórias com Teatro de Sombras"
Oficineiro: Valter Valverde – Ator, Bonequeiro e Contador de Histórias
TEATRO DE SOMBRAS: Praticado desde a antiguidade na China, Índia e outros países do oriente, o Teatro de Sombras foi difundido na Europa somente no século XVIII, e é uma das modalidades do que chamamos ‘Teatro de Bonecos’. Consiste na manipulação de bonecos (silhuetas) com varetas, diante de uma tela, onde uma luz, incidindo nesses bonecos, projeta sua sombra na tela, aliada a diversas possibilidades como efeitos sonoros, textos falados ou cantados, efeitos de luz, além do conteúdo que, na maioria das vezes, é uma história que se quer contar. OBJETIVO DA OFICINA: Utilizar o Teatro de Sombras como recurso para Contação de Histórias. Conteúdo: - apresentação de uma história com sombras pelo oficineiro - histórico do teatro de sombras - percepção do jogo de luz e sombra com utilização de lanternas e bonecos do acervo do oficineiro - apresentação de possibilidades de confecção com diversos materiais - orientação da montagem de uma tela de sombras com material fornecido pelo oficineiro - orientação de adaptação de uma história, com o uso das 'sombras' e efeitos sonoros e de voz - confecção de bonecos e cenários - exercício final apresentado pelos participantes MATERIAL A SER UTILIZADO: (fornecido pelo oficineiro) - papel cartão - lápis e borracha - tesoura e estilete - vareta de bambu / linha / agulha - cola branca - papel vegetal

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Oficina 02 - 18/03/2020 -"O Boneco na Contação de Histórias"
Oficineiro: Betto Marx

A arte da manipulação de bonecos é amplamente empregada na contação de histórias e, na maioria das vezes, o contador aprende a manipular de forma instintiva e autodidata. Mas o boneco pode – e deve – ser estudado, visto que é uma ferramenta comprovadamente eficaz ao aproximar o público da história que está sendo contada. Essa oficina de três horas de duração é um compilado claro e eficiente para ajudar o contador a iniciar uma pesquisa na área, expandir seu conhecimento – caso já seja titeriteiro – ou até mesmo fornecer a técnica exata de manipulação. Isso permitirá levar essa ferramenta lúdica a outro nível e enriquecer e valorizar seu trabalho através da inserção de bonecos e objetos adequadamente animados. Mais do que ensinar a manipular, a oficina “O Boneco na Contação de Histórias” oferece um olhar apurado e convida o contador a repensar sua estratégia ao usar um títere ou objeto em seu trabalho. É uma reflexão prática de como o teatro de animação realmente se encaixa na contação de histórias. Nos exercícios o oficineiro fornece a técnica correta para manipular bonecos diversos e objetos comuns e, acima de tudo, provoca o contador a transformar o títere em uma figura realmente importante no contexto da história. Também sana a carência de material de pesquisa através da apostila fornecida aos alunos e escrita especialmente para contadores de histórias que querem usar o boneco e enriquecer seu trabalho. São três horas de imersão na história do boneco utilizado para a contação, desde a pré-história até o uso massivo na TV e no teatro. A oficina é teórica e prática prática e permite que os contadores tenham contato com puppets (boneco bocão), bunraku (técnica japonesa) e teatro de objetos. A metodologia é voltada para profissionais, amadores e agentes educacionais.

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Oficina 03 - 19/03/2020 - "Vozes da Imagem"
Oficineira: Maria Cândida Figueira

O homem percebe o mundo que o rodeia por meio dos cinco sentidos, o que permite entender que seu arcabouço biológico condiciona o que é capaz de apreender. Um desses sentidos cujo processo de formação é o mais longo é a visão, porque o cérebro precisa aprender a interpretar o que está sendo visualizado. Em um mundo repleto de representações, onde cada ser dispõe de percepção própria, as imagens são embasamentos formais no processo de percepção da realidade e na construção de sentido. Neste contexto, pretende-se pensar o livro, enquanto objeto, para que ele seja coerente com a narrativa, os personagens, o texto e a proposta em si. Até mesmo em alguns casos, onde essa função extrapola e os atributos físicos do livro, assim como a maneira como ele foi pensando, enquanto território e material da narrativa se tornam tão fundamentais que sem isso nem haveria história. Na contemporaneidade, o objeto livro se expandiu para inúmeros suportes e formas de interação, produtos de novas tecnologias, das novas possibilidades gráficas de impressão e acabamentos; deste modo, ao longo de sua história, a materialidade do livro sofreu metamorfoses motivadas por diversos aspectos, sobretudo por um leitor mediador, desbravador, investigador e coautor, como se o livro, tivesse diversas camadas que são descobertas pelo compromisso do leitor ativo e atento. “Vozes da Imagem” – apresenta justamente essa proposta, de analisar a potência de um livro-imagem e de um livro-álbum, que oferecem ao leitor e contador de histórias, diferentes “vias de acesso” à história e seus sentidos.

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Oficina 04 - 20/03/2020 - "Criando e Contando Histórias"
Oficineira: Lígia Ferreira

A oficina pretende estimular o processo criativo autoral dos participantes, através da escrita e da narração de histórias. O principal diferencial dessa proposta é o foco na criação de histórias originais, sendo que o trabalho será direcionado para despertar o potencial criativo dos participantes. Além disso, a oficina visa explorar a expressão corporal, a oralidade, a concentração, o foco, incentivando também a escrita, a leitura e a imaginação. Dessa forma, tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos participantes. A oficina será prática, com momentos para a escrita das histórias e para avaliação das atividades. Terá o seguinte cronograma: Apresentação Ministrante e Turma; Dinâmicas coletivas/ exercícios teatrais: Exercícios de expressão corporal e vocal; Criação de historias em duplas; Escrita, Experimentação Cênica e Finalização da história; Apresentações no grande grupo; Debates, sugestões e avaliação das atividades realizadas.


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